A pedagoga Silvia Helena Seixas, coordenadora da Conen (Coordenação Nacional de Entidades Negras), ministrou nesta terça-feira,13, na unidade Independência da Barão de Mauá, a palestra “A mulher negra no mundo contemporâneo” em referência ao dia internacional da mulher.
A pedagoga abordou principalmente sobre as mulheres negras, que pouco estão nos telejornais, nas novelas e nos títulos de “mais belas”. Silvia também comentou sobre as crianças negras e deu dicas de como lidar em situações embaraçosas e perguntas peculiares. “Os profissionais da educação não estão totalmente preparados para lidar com estas situações”, afirmou.
Silvia destacou que o combate ao racismo deve ser uma ação de negros e brancos, em que os brancos devem ser aliados no processo de igualdade. Questionada sobre a importância do jornalismo, Silvia comentou que esta profissão é fundamental na promoção do respeito à democracia e as diferenças. Ao falar de educação Silvia ressaltou a importância da preparação de professores para a formação de adultos conscientes na promoção de uma educação para as relações étnico raciais, promovendo respeito absoluto à todas as diferenças. “O que nos faz diferentes, não pode nos fazer desiguais no acesso à direitos”, conclui.
Texto e fotos: Isadora Francelino, Gabriela Garrido, Natayslla Garcia, Johnata Goulart