Ocorreu no último dia 29 de novembro a cerimônia do Prêmio ABAG-RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, que coroa os melhores projetos relacionados ao agronegócio regional e nacional. Neste ano, o curso de Jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá conseguiu o primeiro lugar na categoria “Jovem Talento – Reportagem em Vídeo/Áudio”.
A aluna Beatriz Egydio Jacomini, do 6º semestre, foi a vencedora com a reportagem “Região de Ribeirão entra na rota da produção de lúpulo nacional”, sob a orientação do professor Guilherme Nali. Beatriz recebeu um certificado, um troféu e uma câmera GoPro como premiação. A aluna ressaltou sua emoção ao ser anunciada como vencedora. “Eu estava muito ansiosa. Quando eu vi a imagem do início da reportagem, no anúncio de primeiro lugar, eu fiquei paralisada”, compartilhou.
Além disso, Beatriz falou sobre a satisfação de ter recebido o prêmio. “É muito bom ver que meses de trabalho, tanto de apuração quanto de captação, chegaram aos olhos de profissionais do jornalismo e do agronegócio. Desde o início, nosso objetivo era mostrar a versatilidade e o potencial da nossa região. Falar sobre lúpulo plantado no Brasil é algo muito novo e saber que a minha voz – e a voz da equipe que trabalhou comigo – foi responsável por dar visibilidade para essa pauta, me traz um sentimento enorme de gratidão”, encerrou.
O professor Me. Guilherme Nali, orientador do projeto vencedor, falou sobre a importância do prêmio para a instituição. “O tema agronegócio é algo distante da realidade dos alunos. Algumas discussões em sala e a produção de reportagens para o nosso jornal laboratório sobre o tema contribuíram para incentivar os alunos. Foi através de uma derivação de um desses trabalhos que a aluna Beatriz Egydio levantou a pauta do lúpulo e demonstrou interesse em participar do prêmio. Para mim foi uma alegria poder orientá-la, ajudar na captação de entrevistas e imagens e edição do texto final. Ela se mostrou muito dedicada, envolvida e determinada a entregar material de alto nível. E deu certo. Uma conquista para ela, para mim enquanto docente e para o curso de jornalismo da Barão de Mauá”, afirmou.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Profª Drª Carmen Silvia também reconheceu o valor do prêmio para a instituição e para o curso. “A premiação foi emocionante, pois há muito tempo nosso curso não conquistava um prêmio e um reconhecimento tão significativos. Quero destacar o empenho da aluna e seu orientador, o professor e jornalista Guilherme Nali e de todo o corpo docente que tem se dedicado muito para que o curso de Jornalismo da Barão de Mauá seja o melhor curso de Ribeirão Preto e região”, finalizou.
Assista agora:
Além do trabalho vencedor, outros projetos realizados na instituição também foram inscritos para a premiação. Entre os destaques estão:
“Brasil aposta em combustível sustentável de aviação (SAF) para reduzir emissões”, por Jeniffer Santos (4º semestre de jornalismo), orientado pela Profª Belisa Figueiró na disciplina de Redação Jornalística deste semestre.
“Ribeirão Preto registra um aumento médio de 34% no número de agritechs”, por Tauany Ferreira (4º semestre de jornalismo), orientado também pela Profª Belisa Figueiró.
“Uso de protetor solar é saída contra perdas em lavouras, dizem produtores rurais de RP” por Walter Costa (6º semestre de jornalismo), que foi publicado na última edição do Jornal da Barão, orientado pelo Prof. Guilherme Nali.
“Pesquisa da Embrapa aponta que existem 7 startups de apicultura no Brasil, 4 estão na região de Ribeirão Preto” por Amanda Haikal, Beatriz Egydio, Carolina Castro e Julia Bonilha (alunas do 6º semestre de jornalismo), orientadas pela Profª Belisa Figueiró na disciplina de Telejornalismo I, no semestre passado.