Por Guilherme Nali
A nova edição do Jornal da Barão, jornal laboratório produzido pelos alunos na 5ª etapa de jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá, apresenta o cotidiano de Ribeirão Preto e região de forma leve e informativa ao leitor.
Os alunos buscaram amplificar o leque de temas e pautas, que pudessem dialogar com a comunidade e também com o público universitário, especificamente, por se tratar de uma publicação feita por estudantes.
A manchete discute a necessidade de pequenos produtores de um assentamento proteger as lavouras das altas radiações que a cidade, e o país de forma geral, vem enfrentando, a partir de elementos que não aumentem os custos. É o caso do “protetor solar”, destacado na reportagem.
O Burnout, síndrome que leva milhares de trabalhadores à exaustão, também é reportado na edição, assim como o uso deliberado de drogas para tratamento de ansiedade e insônia, que tem provocado uma relação de dependência entre usuários. Outra pauta de saúde revela o quanto a Covid-19 ainda traz sequelas para a população, mesmo com o fim da pandemia.
O olhar para a necessidade de geração de emprego, renda e empoderamento feminino também se faz em reportagem que destaca projeto de qualificação profissional. A produção itinerante de cervejarias é modelo que tem viabilizado o negócio de pequenos fabricantes na região.
O esporte também é assunto no jornal. Destaque para adolescentes da cidade que tiveram posição inédita em ranking nacional de atletismo e para o perfil de jogador de futsal que já defendeu a camisa da seleção brasileira.
O bom humor com um toque de crítica também se faz presente, com a tirinha na página de opinião. A diagramação com textos curtos também facilita a comunicação de serviços públicos de graça para a população.
Por fim, a editoria de cultura revela a importância de projetos que oferecem acesso ao cinema para crianças de escolas públicas, e como a volta dos discos de vinil tem movimentado na cidade.
Aproveite a leitura.