Reportagem: Letícia Marques
Alunos do curso de Publicidade e Propaganda realizaram um estudo sobre relações de consumo durante a pandemia, no último semestre do curso.A pesquisa consistiu na observação e comparação entre o desempenho de marcas próprias e marcas líderes no período de quarentena. Marcas próprias aquelas que os vendedores são os próprios produtores, enquanto que as marcas líderes são as que têm um relacionamento mais duradouro com os clientes e a venda é terceirizada para diversos comerciantes.
O estudo foi conduzido pela Profª Ms. Flávia Fernandes na disciplina de Marketing. Para a realização do projeto, a cada grupo de estudo foi designado a trabalhar com um segmento: higiene pessoal, produtos infantis, alimentos básicos e alimentos supérfluos.
O processo envolveu a teoria e prática de pesquisas bibliográficas, pesquisas metodológicas como aplicação de questionários e, por fim, a análise dos resultados.
“Eles puderam perceber que as respostas foram diferentes entre os segmentos avaliados. Também concluíram que durante a pandemia pouco houve alteração no comportamento de consumo.”, disse Flávia.
De acordo com ela, muitos deles mencionaram que os consumidores optaram por fazer testes entre marcas, mas continuaram comprando aquela a qual já estavam habituados consumir.
Bebidas alcoólicas e cosméticos
O grupo de alimentos supérfluos escolheram bebidas alcoólicas e relataram um aumento do consumo nesse período. Enquanto isso, o de higiene pessoal comentou que as vendas online são um diferencial nesse momento, motivando o surgimento de novas estratégias entre as empresas.
“Também foi relatado que essa mudança fez ainda com que as pessoas pesquisassem mais a opinião de amigos e familiares na compra dos produtos.”
Segundo Flavia, esses aspectos foram muito mais afetados em comparação ao tempo em que não havia a pandemia, pois a compra online não era tão disseminada no dia a dia das pessoas.
“Esse estudo traz tanto para o mercado quanto para os estudantes uma avaliação de como você pode atender melhor o seu consumidor, e sua necessidade”, afirmou a professora.
A pesquisa foi feita entre os meses de maio e junho de 2020. Considerando que agora em setembro a situação financeira das pessoas está diferente, ela acredita que seria interessante replicar essa análise. É importante fazer o estudo usando as informações das mesmas pessoas com o passar do tempo, por exemplo ao replicar o estudo em maio e junho de 2021 e observar as possíveis alterações que o comportamento de compras poderá sofrer.
“Essa pesquisa serve como base até pra gente fazer essa avaliação também em um momento que não seja de pandemia, só para análise das marcas e mudanças de comportamento das pessoas ao longo dos anos.”