Reportagem: Letícia Marques
Essa semana a Barão de Mauá produziu o 1° Webinar Barão Jornalismo, do segundo semestre de 2020, inaugurando a nova sequência de programações online da universidade. O tema escolhido para essa abertura foi o Feminismo Negro e nossos convidados para falar do assunto foram a assistente social Silvia Diogo, coordenadora da ONG Casa da Mulher, e o professor Wlaumir Souza. Tivemos também a participação da estudante de jornalismo Luiza Araujo, que atuou como mediadora.
Silvia é Promotora Legal Popular, militante do movimento negro e feminista, bacharel em Serviço Social e também uma das fundadoras da ONG Casa da Mulher.
Além de atuar como professor no Centro Universitário Barão de Mauá, Wlaumir é graduado em Filosofia e Pedagogia, mestre em História, doutor em Sociologia e membro da Academia Ribeirãopretana de Letras.
A conversa trouxe pontos importantes e enriquecedores, que proporcionaram momentos de aprendizado e reflexão a todos os envolvidos. Foi possível entender melhor as consequências do racismo no Brasil e como ele opera, além das diferenças e agravamentos de quando falamos de mulheres negras em relação às outras minorias sociais.
É um tema fundamental para que possamos entender esses problemas e então sermos capazes de melhorar nossa convivência em sociedade. O primeiro passo para combater o racismo sempre será o conhecimento. Por isso, recomendamos a todos que não deixem de conferir esse seminário!