USP de Ribeirão Preto oferece aulas gratuitas de latim

As aulas acontecem no prédio do curso de direito

Reportagem: Flávia Tostes


A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) na Universidade de São Paulo (USP), oferece aulas de Latim Clássico. O curso é gratuito para quem se interessar. Não é necessário ter conhecimento prévio e nem ter ligação com a universidade. As aulas acontecem no prédio do Direito, bloco C e são às segundas-feiras das 19h às 20h30.

Quem ministra o curso é o professor e doutor Paulo Veiga, 32, bacharel e com licenciatura em Português e Latim pela Unesp de Araraquara. O material utilizado é produzido pelo próprio professor. A idealização do projeto é do coordenador da FDRP, Nuno Coelho.

Segundo o professor, “o curso ser gratuito é uma forma de resistência para democratizar o ensino e torná-lo mais ético”. É ensinado o latim clássico como língua materna dos romanos. E as aulas são voltadas a literatura, retórica, mitologia, história.

Sobre o curso

O curso é aberto ao público, contudo quem mais frequenta as aulas são os alunos do próprio curso de direito. Porque na grade oferecida não consta essa disciplina.

“Eles se interessam porque o curso ensina a ler o latim, não se fala latim, se lê latim. É uma particularidade,” cita Veiga.

A intenção é dar acessibilidade ao textos do séc. II a.C. ao séc. II d.C., com materiais produzidos por poetas e oradores do período. “A proposta é que o aluno saia com um conhecimento mais humanizado de uma língua antiga”, diz o professor.

O curso tem duração de dois anos e é dividido por semestres. No fim de cada módulo o aluno tem direito ao certificado de mais ou menos 30 horas/aula. Em média, são de 50 a 60 alunos no começo, quando termina não tem nem metade da quantidade que entrou. “Mas o desfalque maior principalmente é em época de provas da faculdade”, afirma o professor.

Pelo fato do curso não ter um público alvo e não ter faixa etária para início, Veiga conta que já teve um aluno de 65 anos, aposentado, que trouxe os amigos para fazer as aulas junto com ele. Ele conta também que uma aluna levou o filho recém-nascido, pois não tinha com quem deixar a criança.

Aulas

A estudante de biologia Carolina Amorim, 22, conta que ficou sabendo das aulas pela Rádio USP e se interessou. “Eu achei legal saber que teria aula de latim aqui no campus e acabei me inscrevendo. Estou adorando as aulas, apesar de ser um pouco difícil”, disse a aluna.

Enquanto a aluna de direito Eduarda Guimarães, 23, disse que as aulas de latim ajudam nas outras disciplinas da faculdade. “Muitos dos termos que usamos vêm do latim e com essas aulas fica mais fácil para entender”.

O professor diz ainda que essa disciplina optativa existe há mais ou menos seis anos. No início havia aulas de grego antigo, mas infelizmente não conseguiram professores para o idioma.