Por Guilherme Nali
Esta edição Jornal da Barão apresenta ao leitor um panorama sobre problemas complexos do cotidiano dos moradores de Ribeirão Preto, iniciativas sociais e comportamento.
A manchete traz o trabalho infantil como tema e revela um dado preocupante: o aumento de 50% nos casos relatados ao Ministério Público do Trabalho. Outro fato apurado pelos estudantes é o preconceito que pessoas transexuais sofrem no mercado de trabalho.
A insegurança alimentar, que atinge 15% da população, é retratada a partir dos dados do Conselho Municipal e pelo exemplo de Ongs que se dedicam a reduzir a fome na cidade. Os estudantes do curso de jornalismo também mostram como projetos educativos envolvendo música são capazes de contribuir para a evasão escolar.
Diante da importância de uma sociedade mais diversa, uma das reportagens aborda o protagonismo feminino nas startups e no mundo da inovação. E a edição relata o fanatismo dos fãs do universo sertanejo, dispostos a gastar milhares de reais e percorrer centenas de quilômetros atrás de festas de rodeio.
O Jornal da Barão, em parceria com a Gráfica São Francisco, tem tiragem de 2.000 exemplares que circulam no comércio, entidades e em bairros da cidade. Desta forma, o curso de jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá se aproxima da comunidade ao apresentar informações relevantes e soluções para os dilemas do dia-a-dia.
Boa leitura. E até a próxima edição!