Reportagem: Anna Carvalho
Com uma produção audiovisual diferenciada, Alex Villena e equipe conquistaram a posição de Prata no 45º Clube de Criação em São Paulo. A produção, que abordou a forma como as mulheres são vistas no futebol, conquistou a sua posição não somente pelo processo criativo, mas também pela busca de boas histórias.
O percurso produtivo começou quando Alex e sua equipe se deram conta de que em buscas pela internet, não havia dados sobre uma mulher brasileira responsável por realizar o primeiro gol em um mundial, apenas registros masculinos.
O projeto deu ainda mais certo quando as ideias de Alex se encontraram com a produção da Fiat, que em 2019 foi patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Futebol, CBF, simultaneamente à Copa do Mundo Feminina.
Para Alex, a ideia principal era direcionar uma nova trajetória ao futebol feminino. “As mulheres no futebol sempre foram marginalizadas. Os jogos femininos chegaram a parar de acontecer por um tempo. A ideia então era reescrever a história desse movimento”, conta.
A caminhada não foi fácil. Entre pesquisas e entrevistas, finalmente chegou-se ao reconhecimento dessa pessoa: Elane Rego dos Santos, a primeira mulher a fazer um gol em um mundial, atualmente, exercendo a profissão de motorista de aplicativo.
A ideia foi mais feliz ainda quando, em parceria com a Fiat, o projeto resolveu ir além das telas de um documentário. Para Alex, não se tratava apenas de uma tentativa de ser mais humano, mas também de transformar a vida de outra pessoa. “A ideia inicial era apenas a de mudar os resultados das pesquisas na internet. Mas nesse meio tempo, a Fiat decidiu presentear a Eleane com um carro novo, para ela continuar exercendo a sua profissão”, relata.
A transformação foi exibida para a profissional no jogo Brasil X Argentina no Pacaembu, e foi um grande evento de conscientização da verdadeira história do futebol feminino.
Alex não leva ‘a bola’ sozinho. “Foi um trabalho de grande magnitude, eu não conseguiria ter feito sem muita ajuda. A Leo Burnett Tailor Made, agência em conjunto com a Fiat colaborou para que resultássemos a estrela Prata no Clube de Criação”. E mais, “é muito difícil ganhar uma estrela de Prata, não vou dizer que não esperava, mas a ideia de poder mudar a vida de uma pessoa foi fundamental para nos motivar”.