Alunos de Jornalismo participam de palestra com Heraldo Pereira

Alunos de Jornalismo participam de palestra com Heraldo Pereira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Laura Scarpelini

Os alunos de jornalismo, do Centro Universitário Barão de Mauá, participaram da palestra concedida pela Revista Revide com o jornalista da Rede Globo, Heraldo Pereira. O evento aconteceu no Boulevard do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.
Em comemoração aos 30 anos da Revide, Heraldo conversou com público sobre vários assuntos. Entre eles, o jornalismo na televisão, a era do rádio em Ribeirão Preto, o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, as novas mídias digitais, a comunicação social, entre outros temas.
Esbanjando alegria e simpatia por retornar a Ribeirão Preto, Heraldo conta que descobriu o gosto pelo jornalismo ainda adolescente, quando era estagiário da recém-inaugurada TV Ribeirão Preto, afiliada da Rede Globo.

Ser jornalista
Como jornalista, Heraldo Pereira já passou por Campinas e por São Paulo antes de seguir para Brasília, onde, ainda hoje, acompanha o dia a dia da politica nacional.
Entre as grandes coberturas de sua trajetória estão a Constituinte de 1988, as eleições presidenciais desde 1989 e a queda do ex-presidente Fernando Collor de Melo. Tornou-se, ainda, apresentador do Distrito Federal TV, em 2001, além de ter sido, no ano seguinte, o primeiro jornalista negro a apresentar permanentemente o Jornal Nacional, bancada que comanda eventualmente até hoje.
Ele comentou durante a sua apresentação qual é o papel fundamental do jornalista. “Informar. O jornalismo precisa informar as pessoas. O jornalista tem que trabalhar com a informação cada vez mais”, apontou.
Diante de tantos meios de comunicação, qualquer pessoa pode se tornar um comunicador. Pereira afirma que o jornalismo moderno só tem ferramentas que o jornalismo de antigamente não tinha, como os meios digitais. “Não sabemos como será no futuro. Mas o que faz a diferença hoje é conteúdo, conteúdo e conteúdo”, frisou.

Política
Diante da situação política que o Brasil vive nesses últimos anos, Heraldo disse que é apenas um comunicador e não tem nenhum partido político.
“O que é de direita ou o que é de esquerda não tem mais significado. Estamos passando por uma crise de representação”, afirma.
Sobre o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, que tramita na Câmara dos Deputados, Pereira diz que é preciso se preparar para os acontecimentos. “O processo de impeachment já começou. Teremos aí pela frente muita coisa e espero estar preparado”, acrescentou.

A comunicação em destaque
A palestra de Heraldo foi a terceira da série promovida pela Revide. O objetivo desses eventos é debater as principais transformações do jornalismo e da comunicação em geral. O ciclo começou tendo como convidadas as escritoras Camila Fremder e Jana Rosa, autoras de “Enfim, 30 – um livro para não entrar em crise” e seguiu recebendo Datena, no Theatro Pedro II. As palestras se repetirão mensalmente, sempre com um papel social agregado, uma vez que os convites são trocados por uma doação a uma entidade específica.

Foto: Ibraim Leão